sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como funciona uma TV 3D com óculos 3D ?



Todas as telas 3D funcionam ao mostrar para cada olho uma imagem levemente diferente, o que cria a ilusão de que você está vendo algo de mais de um ângulo. Por exemplo, os clássicos óculos anáglifos azuis e vermelhos atinem esse efeito usando lentes coloridas para filtrar a luz vermelha para um olho e a luz azul para o outro.
O ponto negativo desse método, obviamente, é que ele praticamente elimina a cor da imagem. Em vez de usar um filtro de luz, as TVs 3D atuais funcionam ao combinar um par de óculos especiais (chamados de óculos “active shutter”) com uma televisão que possui um emissor infravermelho. Quando a TV exibe um vídeo 3D, ela alterna a exibição entre uma imagem para o olho esquerdo e a outra para o direito; seu emissor infravermelho instrui quando seus óculos devem escurecer a lente esquerda e quando escurecer a lente direita, em sincronia com a TV, para criar a ilusão de 3D.
Esse método é significativamente diferente do que é utilizado nos cinemas. A maioria dos filmes 3D usam óculos que são polarizados (parecidos com óculos de sol) de maneira diferente nas lentes esquerda e direita; um filtro especial ajustado ao projetor do filme permite que ele mude rapidamente entre imagens para o seu olho esquerdo e direito. A princípio é um sistema similar ao 3D anáglifo, com a exceção de que ele mantém as cores intactas, apesar da polarização escurecer um pouco a imagem.

2 comentários: