segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O maior salto de paraquedas do mundo!

    
Joseph William Kittinger II, nasceu em 1928, ele é detentor de quatro incríveis recordes mundiais: maior altitude alcançada por um balão, maior altitude de um salto de paraquedas, maior queda livre e maior velocidade alcançada por um homem através da atmosfera num só salto.
     Kittinger nasceu em 1928, aos 17 anos fez seu primeiro vôo, e aos 21 se juntou à Força Aérea. Em 1954 se tornou piloto de testes do Air Force Missile Development Center em Holloman AFB, Novo México. Mais tarde Kittinger  participou de um progrsama onde se explorava a capacidade do ser humano a sobreviver à grandes altitudes. O esforço de pesquisa explorava a habilidade do ser humano de sobreviver a grandes altitudes e ajudar a iniciar o nascente programa espacial americano. Ele primeiramente participou de um programa chamado Man High em 1956. O programa usava balões para transportar seres humanos a grandes altitudes e estudar o efeito dos raios cósmicos na fisiologia e psicologia humana. Os balões chagavam a voar a 99% da altura da atmosfera terrestre, num ambiente muito semelhante ao espaço. Esses balões eram gigantescos, com um diametro de 53 metros e um volume de 56 mil metros cúbicos. Abaixo deles, pendia uma gôndola contendo uma capsula que abrigava um piloto solitário.
     Kittinger participou de diversas missões e mais tarde se juntou ao Escape Section do Aerospace Medical Research Laboratory na base de Wright-Patterson AFB, Ohio em 1958. Era o início do Projeto Excelsior. Lá, realizou uma série de três saltos para testar o sistema Beaupre de paraquedas multi-estágios. Seu objetivo era obter um paraquedas confiável para ejeção a grandes altitudes e velocidades supersônicas. Para realizar os saltos, Kittinger usava uma roupa pressurizada para suportar as baixas temperaturas e pressão desse tipo de ambiente.
     Então, em 16 e agosto de 1960, Kittinger subiu aos céus na gôndola do Excelsior III. Atingiu a estratosfera, a 31.330 metros, quabrando o recorde de altitude de um balão. Era o momento do salto final. Durante a queda, Kittinger encontrou temperaturas menores que 70 graus negativos, que só pode suportar devido ao traje que usava. Ele caiu por 13 segundos antes do pára-quedas de estabilização abrir. Ele permaneceu em queda livre por 4 minutos e 36 segundos, e atingiu a velocidade máxima de 988 km/h antes de abrir seu paraquedas, 90% da velocidade do som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário