quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como saber se alguém está mentindo para você!


Mentir é uma coisa muito comum hoje em dia, mas como saber se alguém está mentindo para você? Aqui vão algumas dicas:

  1. 1- Saiba como a pessoa fala normalmente. O primeiro passo para ler a linguagem corporal de um mentiroso é conhecer os seus hábitos conversacionais normais, diários - o olhar normal, movimentos da mãos e do corpo durante uma conversação agradável, em que não há pressão ou mentira. Isto permitirá a você detectar variações quando ocorrer uma mentira, sem confundir uma pessoa naturalmente desajeitada, ou tímida, com um mentiroso crônico.

  2. 2- Observe como o estresse influencia seus padrões. É bem conhecida a dificuldade de apontar a diferença entre uma pessoa que foi posta em evidência (isto é, sob estresse e pressão) e um mentiroso contumaz. Isto é porque a maioria dos sinais reveladores da mentira são baseados no fato de que mentir é um evento estressante para o corpo e para a mente - ao que parece, os humanos não foram feitos para distorcer a verdade, e forçar esta situação tem repercussões reconhecíveis.

  3. 3- Procure os sinais. Esta é uma lista das "manifestações" mais comuns de uma pessoa que está tentando mentir. Novamente, lembre-se de que a maioria destes sinais ocorrem quando a pessoa está se sentindo estressada pela conversação.

  4. 4- Pouco ou nenhum movimento corporal. Às vezes a pessoa vai "congelar", quase sem encarar o outro, e vai se mover o menos possível durante a mentira. Alternativamente, algumas pessoas podem tentar lutar contra esta reação, sendo muito dramáticas e movimentando o corpo bem mais do que o normal para tentar "vender" a mentira.

  5. 5- Ausência de contato visual. Imensas quantidades de informação passam através do contato visual, e a maioria das pessoas têm momentos extremamente difíceis mentindo para alguém, ao mesmo tempo em que olha diretamente nos olhos deste alguém. Às vezes isto só vai ocorrer no momento da mentira, um rápido olhar para o chão ou para o lado. Repetindo, algumas pessoas tentarão vender a mentira fazendo e sustentando o contato visual ferozmente, muito mais do que o usual.

  6. 6- Gestos originados do estresse (piscar rapidamente, arranhar, coceira, engolir em seco, impaciência, etc). Quando descoberta, uma decepção traz muito mais risco de punição do que simplesmente dizer a verdade, e as pessoas compreendem isto. Esta situação incômoda as deixa desconfortáveis, e elas agem de acordo.

  7. 7- Olhar para cima e para a direita. Olhar para cima e para a direita estimula a parte do cérebro associada com a imaginação (isto é, combinar as coisas), enquanto olhar para cima e para a esquerda estimula a parte do cérebro associada com a recuperação de memórias (isto é, dizer a verdade).

  8. 8- Tocar o nariz e cobrir a face/boca. Hábitos da infância, estes gestos são uma tentativa inconsciente de "recobrir" a mentira, e colocar distância entre o mentiroso e você.

  9. 9- Elevação do timbre de voz. Outro produto do estresse, a voz da pessoa que mente se tornará mais fina e irá guinchar. Isto deverá chamar bastante a atenção se você está familiarizado com a voz normal desta pessoa.

  10. 10- Olho arregalado, olhar inocente. Outro produto das lorotas infantis, baseado no simulador de inocência "quem, eu?", em geral associado com uma criança negando que colocou a mão dentro do pote de biscoitos enquanto ela realmente ainda está lá.

  11. 11- Uma pausa significativa na fala. A maioria das pessoas não tem a habilidade de sair-se com uma ficção plausível em um instante, assim precisam tirar um momento para pensar em alguma coisa. Isto resulta em uma pausa, geralmente logo antes da mentira em si, enquanto elas desesperadamente procuram por alguma outra coisa que não a verdade. Um questionamento cuidadoso revelará variações em sua história, porque uma ficção consistente é difícil de lembrar, ao passo que eventos reais normalmente são fáceis de recordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário