Em ambiente de gravidade zero, mesmo algo simples como ir ao banheiro pode se tornar um grande desafio.Não seria uma boa idéia caso um astronauta no espaço tentasse usar um vaso sanitário comum e desse descarga.  Então, como os astronautas vão ao banheiro no espaço?


The Orbital Workshop waste management compartment
Centro de Vôo Espacial Marshall, da Nasa (NASA-MSFC)
Uma visão panorâmica do compartimento de administração de detritos da Oficina Orbital: o toalete fica à frente no corredor, do lado direito

Todas as espaçonaves dispõem de um toalete unissex. Ainda que ele pareça apenas uma versão um pouco mais tecnológica de seus similares no planeta Terra, o projeto é um pouco diferente. O toalete acomoda um vaso sanitário para resíduos sólidos e um urinol para resíduos líquidos. Um funil encaixado sobre a área genital permite que tanto homens quanto mulheres urinem em pé, embora também tenham a opção de sentar.
 
 Para garantir que os resíduos não fiquem flutuando pelo ambiente, o toalete usa um fluxo de ar, e não de água, para dar a descarga. O ar suga os resíduos para longe do corpo do astronauta e os despacha. Depois que o ar é filtrado para remover as bactérias e micróbios, ele volta a ser usado na cabine de habitação.


 Mas para onde vão todos os resíduos? Os resíduos sólidos são secados para remover toda a umidade, comprimidos e armazenados em um recipiente na nave. Eles são removidos e eliminados depois da aterrissagem. Os resíduos líquidos são despejados no espaço.


E se os astronautas estivessem fora da nave?. Como não podem simplesmente tirar seus trajes espaciais para fazerem suas necessidades, os astronautas normalmente vestem uma fralda adulta superabsorvente. Essas fraldas são capazes de reter até um litro de líquido. Os astronautas também usam fraldas adultas durante a decolagem e aterrissagem. Depois de uma saída ao espaço, eles removem as fraldas e as descartam em um compartimento de armazenagem da nave.