sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como funciona um detector de mentiras!


Na tentativa de driblar os mentirosos, um estudante de medicina chamado John Larson criou em 1921 o famoso “polígrafo” ou detector de mentiras, que às vezes é mostrado em algum filme policial mais antigo. Trata-se de um aparelho elétrico que mede a respiração e o batimento cardíaco das pessoas. Junto dele existe um eletrodo que monitora a transpiração da pele e emite um sinal quando ela começa a se tornar alterada. Larson estudou bastante o comportamento humano e verificou que, quando as pessoas mentem, o cérebro estimula a produção de enzimas que aceleram a respiração e o batimento cardíaco. Como conseqüência, a pessoa tem um tipo diferente de suor que é detectado pela máquina, disparando um alarme no momento em que a mentira está sendo dita.

Hoje, porém, o polígrafo de Larson está desacreditado porque verificou-se que mentirosos mais inteligentes conseguiam controlar sua emoção e enganar a própria máquina. Por outro lado, pessoas mais inseguras na resposta poderiam ser indicadas como mentirosas mesmo quando estavam dizendo a verdade. Assim, a invenção do Dr. Larson não decolou, apesar da boa intenção.

A mentira é um problema que tem detruído a humanidade, por mais que seja motivada por boas intenções uma mentira nunca é benéfica. sabendo desse grande mal causado pela mentira, Deus em sua grande sabedoria colocou em um dos seus mandamentos.